Você já ouviu falar de microagulhamento? Essa nova terapia tem sido muito procurada nas clínicas de estética, para tratar cicatrizes, rugas e melhorar a aparência geral. Mas como funciona exatamente? O procedimento dói? Funciona? Vamos te mostrar então, os detalhes desse tratamento.
- O que é microagulhamento?
Como o próprio nome diz, a técnica de microagulhamento utiliza um pequeno dispositivo com micro agulhas, semelhante a um rolo ou caneta, que provoca microperfurações na pele a ser tratada.
Esta ação desencadeia mediadores químicos que estimulam fibroblastos (células da derme) a produzirem mais colágeno e elastina para restaurar a pele danificada. Cicatrizes (como a de acne), reduzindo visivelmente rugas finas e médias, controlando a oleosidade e reduzindo a aparência dos poros dilatados.
Com o microagulhamento e o drug delivery, ou seja, a escolha do produto que será utilizado, é possível combater os sinais de envelhecimento precoce.

Basicamente, o objetivo é criar uma pequena lesão, para que o corpo inicie um novo processo de cicatrização. A intenção é criar um novo tecido, mais firme, rejuvenescido e melhor do que o anterior.
- Funciona?
Há vários tratamentos estéticos disponíveis hoje, e com sua variedade, começamos a nos questionar sobre a funcionalidade de cada um. Mas o microagulhamento de fato funciona, e ele pode até ser indicado por médicos para tratar cicatrizes específicas, como acne, entre outras.
A vantagem é que o microagulhamento é um procedimento natural, ele não utiliza produtos químicos ou toxinas, sendo assim, produz um efeito autêntico, sem exageros ou alterações.
O tratamento não se limita apenas ao rosto, podendo ser realizado em diversas áreas do corpo, tais como: colo, mãos, braços, seios, coxas, abdômen, entre outros.
- Dói?
O procedimento é feito com milhares de microagulhas que perfuram a pele, causando uma pequena lesão, parece bastante doloroso não é mesmo? Mas o microagulhamento não dói.
Se o procedimento for feito por profissionais qualificados, eles irão escolher a melhor espessura de agulha, e dependendo da necessidade de cada cliente, irão definir a quantidade e o método que serão utilizados.

Se as agulhas forem um pouco maiores, e as sessões prolongadas, o profissional irá utilizar um anestésico tópico, ou seja, uma pomada que irá anestesiar o local da aplicação.
- Contraindicações:
O procedimento possui algumas contraindicações, como por exemplo: Pessoas com herpes ou acne ativa, pacientes com problemas de coagulação sanguínea, diabetes ou câncer.
Alguns hábitos podem prejudicar o tratamento, como por exemplo: fumar, alta exposição solar, alimentação pobre em proteínas, não beber água o suficiente, etc.
O ideal é analisar o quadro geral de saúde do cliente, por isso, opte sempre pelos melhores profissionais.
- Sessões e cuidados:
O número de sessões depende da finalidade do tratamento, por isso, o profissional irá identificar a melhor abordagem. Geralmente as sessões variam de três a quatro, com um intervalo de um mês, durando em média trinta minutos a uma hora cada.
Os cuidados devem ser tomados de acordo com a pele do paciente. De modo geral, é importante seguir à risca as ordens do responsável pelo procedimento.
Após o tratamento, é de suma importância seguir à risca as indicações do dermatologista, pois a pele pode apresentar vermelhidão, sensibilidade, entre outras coisas. A recomendação é evitar ao máximo exposição à luz solar pelos primeiros 45 dias, e utilizar algumas pomadas.
- Vantagens:
Existem muitas vantagens neste tratamento, ainda mais com as novas técnicas e tecnologia, onde o roller foi substituído pela DermaPen, que é mais eficiente.
Algumas vantagens são:
– Possibilidade de controle da profundidade e do grau de injúria;
– Maior penetração das agulhas (com o roller, somente 70% do comprimento penetra nos tecidos);
– Menor sensibilidade durante o tratamento;
– Registro na Anvisa.
- Resultados:
A pele começa a apresentar uma melhora significativa após 45 dias, mas os resultados já podem ser notados no final da primeira semana, onde haverá uma melhora na textura e no viço.
Com a regeneração total da pele, as células irão produzir colágeno novamente, reduzindo rugas, melhorando a textura, tratando cicatrizes e rejuvenescendo o rosto.
Conclusão:
Se você deseja uma pele rejuvenescida, orgânica, sem exageros e produtos químicos, o microagulhamento é o tratamento ideal para você. O processo não é doloroso, estimula a pele naturalmente e apresenta resultados expressivos.
Se você tem dúvidas ou possui interesse em outros tratamentos, veja nossos outros artigos aqui no blog. Se precisa de um orçamento ou uma avaliação, contate-nos pelo WhatsApp: (11)9999-9999 e agende uma consulta.
Estamos aqui para ajudar você a chegar na pele desejada, com a segurança necessária.
